domingo, 17 de fevereiro de 2013

Serra dos Cocais - Parte 1

Desde quando começamos o projeto Trilhas estávamos planejando ir a Serra dos Cocais.

Alguns imprevistos e o tempo acabaram adiando o passeio.

Mas ontem o sol despontou tão cedo e o céu amanheceu de um azul tão perfeito, que era como se fosse um convite para Serra. 

O título desse post não poderia ser somente Serra dos Cocais, porque serão necessários ainda muitas idas para redescobrir as trilhas que a Serra esconde. Mesmo os moradores dos arredores dizem não conhecê-la o suficiente. 

O território da Serra envolve partes de diversos municípios do Vale do Aço, e povoados como São José dos Cocais e Santa Vitória dos Cocais. Ao adentrar o portal da Serra, impossível não se encantar com a beleza da mata atlântica: ar puro, diversidade de flora, belas cachoeiras e mirantes. 



É frequente a prática de esportes de aventura, como escalada, mountain bike, rapel, trekking, dentre outros. A Serra é muito frequentada pelos trilheiros de moto e 4x4.  

Para chegar a Serra, são diversos os caminhos, os principais:

De Coronel Fabriciano - seguindo pela Avenida Magalhães Pinto no bairro Melo Viana passando pela Praça da Bíblia, até uma rotatória - seguir as placas indicativas, bem tranquilo de chegar ao portal.

De Ipatinga - Após o Parque das Cachoeiras, a esquerda antes do condomínio, numa estrada principal até o povoado de São José dos Cocais.

De Santana do Paraíso - Seguir na estrada para Mesquita, no trevo pegar o acesso a Cocais das Estrelas até o povoado de São José dos Cocais.

Decidimos passar por Coronel Fabriciano e nossa primeira parada depois do portal foi o Mirante do Boi - uma vista deslumbrante.

Nem precisa descrever, a imagem fala por si.


Outros olhares do mirante...



Depois de contemplar a vista, seguimos para a Cachoeira do Escorregador. Da praça da Bíblia até lá são aproximadamente 27 km de estrada de chão. É só seguir pela estrada principal até um dos povoados. Tem uma placa indicando a entrada (foto abaixo).


Pelas fotos dá pra saber o porque do nome. Recomendamos bastante cuidado para quem decide dar um escorregão na pedra. A piscina natural embaixo da pedra é bem rasa. 



Uma delícia refrescar-se nessas águas geladas e energizantes.
Na volta, decidimos passar por Santana do Paraíso, que nos rendeu a grata surpresa de encontrar uma galera no mirante, se preparando para decolar de paraglider - nosso próximo post.

Nesse passeio contamos com a ajuda do guia Romilson, que gentilmente aceitou nosso convite e parceria. Contato: (31) 8725-9599

Clique aqui para ver mais fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário